E-mail:
Senha:
Esqueci minha senha
HOME PALAVRA DO PRESIDENTE QUEM SOMOS ASSOCIE-SE ENCONTROS PARCEIROS NOTAS CONTATO
Histórico

Histórico
Diretoria
Estatuto
Comissões
Propostas

O Grupo Brasileiro de Professores de Dentística, conhecido como G.B.P.D foi fundado em 28 de novembro de 1974, na cidade de Ribeirão Preto, Estado de São Paulo, durante o III Congresso Internacional de Odontologia daquela cidade.
Nessa ocasião, reunidas as lideranças do ensino da Dentística de todo o Brasil, discutiu-se a "experiência de ensino de Dentística Operatória e Restauradora, assim como o funcionamento das clínicas" tendo como base, material enviado previamente pelos docentes de diferentes instituições de ensino.
Dessa reunião surgiram conceitos quanto à localização de disciplinas no currículo, cargas horárias e respectivos conteúdos. Devido aos resultados positivos obtidos nesse encontro, que foram transmitidos às demais instituições brasileiras, os participantes decidiram, por proposta do Dr. Lincoln Stegall, criar o Grupo Brasileiro de Professores de Dentística e nomear um Conselho Dirigente para coordená-lo até seu 1° Encontro, marcado para 26 a 31 de outubro de 1975, em Salvador, Bahia, como atividade paralela do 1° Congresso Bahiano de Odontologia. Esse conselho era constituído pelos Profs. Drs. Fausto Gabrielli, Guilherme Simões Gomes, José Mondelli, Lincoln Stegall e Miguel Russo.
Foi então elaborado o anteprojeto do Estatuto do Grupo, posteriormente aprovado durante o seu 1° Encontro, e o temário para discussão naquele evento - Ensino de Dentística – tendo sido relatores os Profs. Drs. Lincoln Stegall e Miguel Russo. Foi também eleita em Salvador a primeira Diretoria do G.B.P.D.

A partir desse 1° Encontro, o GBPD tem se consolidado e crescido, tanto em número de associados, quanto na contribuição que tem oferecido a todas as escolas do país, por meio de promoção de cursos, encontros regionais, preparo e distribuição de material didático e publicação de livros de texto, firmando sua representatividade no meio odontológico nacional e internacional.
Em abril de 1975 foi reconhecida pelo Conselho Federal de Odontologia a especialidade "Dentística Restauradora", hoje apenas “Dentística”, cuja publicação no Diário Oficial da União ocorreu em 12 de agosto do mesmo ano.
O GBPD possui caráter exclusivamente cultural e científico, sem fins econômicos e sem cunho político ou partidário.  O Grupo realiza Encontros bianuais em diferentes locais do país escolhidos em assembleia geral, ocasião em que se discutem aspectos essenciais do ensino da Dentística, sua inserção com outras especialidades, assim como os avanços técnicos e científicos de interesse acadêmico e profissional, contando com a experiência e contribuição de formadores de opinião do Brasil e do exterior.
Há mais de 15 anos, o GBPD é Membro Corporativo da Associación Latino-Americana de Operatória Dental y Biomateriales (ALODyB) – que junto a todos os demais países da América Latina, vem discutindo as políticas do ensino de Dentística e da saúde bucal em âmbito internacional e divulgando a experiência da prática odontológica brasileira.


 
Rua Joaquim Ferreira, 147 / 151 A - Torre Pacaembu - São Paulo - SP CEP: 05033080 - gbpd@gbpd.com.br