17
resumos encontrados. Mostrando de 11 a
17
PPCL25 - Pesquisa Clínica ou Laboratorial
Universidade: Universidade Estadual Paulista
Apresentação:
11 de Junho / 10:20 às 10:30 / Sala 03
Avaliação das Propriedades Físico-Químicas de Cimento Dual frente à variação de LEDs e interposição de Materiais Restauradores Indiretos
Greca AR, Gonçalves LL, Silva TM, Mendonça RP*, Moreira-Júnior C, Silva MR, Carvalho VG, Gonçalves SEP%>
O objetivo deste estudo foi avaliar as propriedades físico-químicas de um cimento resinoso dual (CR) fotopolimerizado através da interposição de quatro diferentes barreiras, variando a fonte de luz e tipos de frequência. Para avaliação da resistência flexural (RF) e módulo de elasticidade (ME) foram confeccionados 80 espécimes de CR, divididos em dois grupos (n=40) conforme a unidade fotopolimerizadora: Bluephase N - 1200mW/cm2 - Aparelho LED polionda (BP); e Demi - 1200mW/cm2 - Aparelho LED (DM). Cada grupo foi dividido em 4 subgrupos (n=10) conforme a barreira utilizada: Resina Composta Indireta Cesead (RCI); Cerâmica Zircônia (CZ); Cerâmica E-max (CE) e Fragmento Dental (FD). Para os testes de sorção e solubilidade, foram confeccionados mais 48 CR, distribuídos conforme já mencionado. O teste do grau de conversão (GC) foi realizado em FTIR em triplicata. Os resultados foram submetidos ao teste ANOVA e Tukey (5%). O teste RF mostrou médias significativamente maiores para DM, com melhor desempenho no grupo RCI 94,57 ± (11,80). O teste de ME evidenciou diferença apenas entre os grupos RCI 2,88 (±0,80) e CZ 4,50 (±1,16) nos grupos BP. Não houve diferença estatística considerando o fator fotopolimerizador. Em relação ao GC, o uso de BP apresentou resultados superiores 56,6 (±13,85) em CE. Não foram encontradas diferenças significativas na sorção e solubilidade.
Conclui-se que ambos BP e DM apresentaram resultados satisfatórios e que a cimentação com CR foi superior ou igual quando comparados material restaurador e fragmento dental.
PCC13 - Caso Clínico
Universidade: Instituto de Ciência e Tecnologia UNESP
Apresentação:
11 de Junho / 10:50 às 11:00 / Sala 03
Isolamento absoluto com técnica modificada para viabilizar restauração direta em resina composta: Relato de Caso
Moreira-Júnior C*, Higashibara CTR, Carvalho VG, Mendonça RP, Silva-Júnior JP, Silva MR, Gonçalves SEP%>
O objetivo do presente relato foi descrever o tratamento e acompanhamento de 12 meses de uma abordagem restauradora com resina composta direta de um elemento dentário com grande perda estrutural e dificuldade de acesso, a partir de uma aplicação diferenciada da técnica de isolamento absoluto. Paciente com 67 anos de idade, desdentado pracial superior e inferior, sexo feminino, com queixa de dor de sensibilidade referente ao dente 48, ao qual se encontrava com ampla cavidade aberta na região vestibular e com restauração de resina composta classe II MO. Foi proposta realização de restauração direta em resina composta na cavidade aberta, e troca da restauração classe II. Para garantir controle de umidade do campo operatório, foi realizado isolamento absoluto do dente, utilizando o grampo B6 como grampo mestre de ancoragem primária, e um grampo B4 como acessório para correto posicionamento e invaginação do lençol de borracha, realizando modificações anatômicas em suas lâminas de ancoragem em ambos os grampos para que pudessem ter um adequado assentamento e instalação. Dentre as vantagens do método destacam-se o total controle de umidade na região para realização de restaurações complexas, bem como um afastamento tecidual facilitando o manuseio na região. Apesar de possuir vantagens consideráveis, apresenta como maior limitação a necessidade a técnica complexa de isolamento, além da utilização de grampos específicos e de difícil acesso.
O tratamento proposto se mostrou eficaz após 12 meses de acompanhamento, com sucesso clínico funcional, estético e periodontal.
PCC14 - Caso Clínico
Universidade: Faculdade de Odontologia de Bauru da Universidade de São Paulo
Apresentação:
11 de Junho / 11:10 às 11:20 / Sala 03
Cariologia contemporânea e as suas abordagens promissoras para tratamento das lesões cariosas em diferentes estágios
Costa MP*, Jacomine JC, Santin DC, Rios D, Magalhães AC, Wang L%>
Objetivo: A cariologia contemporânea possibilita a abordagem de lesões de cárie no conceito da Odontologia de Mínima Intervenção. O sucesso depende de diagnóstico correto e precoce, considerando-se também a vitalidade pulpar e as condições de vedamento marginal. O objetivo desse trabalho é relatar dois casos clínicos de tratamentos conservadores de lesões cariosas em diferentes estágios de progressão. Relato de caso: Caso 1 - Paciente com lesões cariosas ativas em esmalte (36, 37, 46 e 47) sem alterações radiográficas ou envolvimento de dentina. Optou-se pelo selamento com selante resinoso autocondicionante bioativo (BeautiSealant/Shofu). Caso 2 - Manejo de lesão cariosa profunda em paciente jovem com queixa de dor (36). Após exames clínico e radiográfico, constatou-se restauração oclusal insatisfatória e lesão subjacente até o terço médio da dentina. Foi realizada a remoção seletiva do tecido cariado. Após limpeza e forramento, a cavidade foi restaurada com sistema adesivo autocondicionante (FL Bond II/Shofu) e resinas compostas bioativas (Beautifil Flow Plus F03 A2O+Beautifil LS A2). Vantagens e Limitações: A abordagem conservadora aliada ao uso de materiais que promovam benefícios adicionais ao remanescente dentário permite uma maior preservação do elemento, desacelerando a espiral da morte e mantendo-o funcional e saudável.
Conclusão: A máxima preservação das estruturas dentárias, atrelada ao acompanhamento e conscientização do paciente, tornam-se opções promissoras para o sucesso e longevidade dos tratamentos das lesões cariosas.
(Apoio: CAPES N° 001)
PPCL29 - Pesquisa Clínica ou Laboratorial
Universidade: Universidade Estadual de Ponta Grossa
Apresentação:
10 de Junho / 10:10 às 10:20 / Sala 04
Aplicação tópica de Otosporin no clareamento de consultório: ensaio clínico randomizado multicêntrico, boca dividida e triplo-cego
Favoreto MW*, Vochikovski L, Terra RMO, Santos ME, Meireles SS, Loguercio AD, Reis A%>
Avaliar a aplicação tópica de Otosporin antes do clareamento em consultório com gel de peróxido de hidrogênio (PH) 35% no manejo do risco e intensidade da sensibilidade dentária (SD), bem como na eficácia do clareamento. Vinte participantes foram selecionados para este ensaio clínico randomizado multicêntrico, triplo-cego de boca dividida. O grupo controle recebeu placebo antes do clareamento de um lado e o grupo experimental recebeu Otosporin antes do clareamento do lado oposto, conforme a randomização. Ambos os produtos foram aplicados topicamente por 10 minutos. O PH 35% foi aplicado em duas sessões com intervalo de uma semana. O risco e a intensidade da SD foram avaliados por meio da Escala Numérica (NRS) e da Escala Visual Analógica (EVA). A eficácia do clareamento foi avaliada com escalas visuais e com espectrofotômetro digital. O risco absoluto de SD foi comparado pelo teste de McNemar. Para comparar a intensidade de SD, foi utilizado o teste Wilcoxon para avaliar a escala NRS, enquanto o teste t pareado foi utilizado para a escala EVA. A eficácia do clareamento (ΔSGUs, ΔE
ab, ΔE
00 e ΔW
i) foi comparada entre os grupos por meio do teste t pareado (α = 0,05). Não foi detectada diferença significativa de risco (
p = 1,0) e intensidade de SD entre os grupos (
p > 0,59; VAS e
p = 1,00 para NRS). Para ambos os grupos, foi observado clareamento significativo após 30 dias de avaliação (
p > 0,39).
A aplicação prévia de Otosporin no clareamento de consultório não reduziu o risco e a intensidade da SD e não afetou a eficácia do clareamento.
(Apoio: CAPES N° 001 | CNPq N° 303332/2017-4 | CNPq N° 308286/2019-7)
PCC15 - Caso Clínico
Universidade: Universidade Cruzeiro do Sul
Apresentação:
10 de Junho / 10:40 às 10:50 / Sala 04
Associação de técnicas para o tratamento estético de lesões de mancha branca causadas por defeitos de desenvolvimento do esmalte
Monção JBCN*, Amaral SF%>
O objetivo deste caso clínico foi apresentar uma associação de técnicas para o tratamento estético de manchas brancas causadas por defeitos de desenvolvimento do esmalte (DDE) em uma paciente jovem. Paciente do sexo feminino, 21 anos, procurou atendimento com queixa de "insatisfação com as manchas brancas e o tratamento restaurador nos dentes anteriores". No exame clínico foram observadas lesões de fluorose leve localizadas em todos os dentes superiores e inferiores e mancha branca hipoplásica nos terços médio/incisal do incisivo central superior esquerdo e incisivos centrais inferiores. O plano de tratamento consistiu na associação de técnicas, onde inicialmente, foi realizado o clareamento dental caseiro utilizando o gel de peróxido de hidrogênio a 20% (Opalescence, Ultradent), seguido da aplicação do infiltrante resinoso (ICON, DMG) para mascaramento das manchas fluoróticas e restauração direta com resina composta (Filtek Z350, 3MESPE®) em substituição às previamente existentes, na região das manchas hipoplásicas. A vantagem da associação de técnicas foi permitir o mascaramento das manchas fluoróticas com preservação de estrutura sadia através de tratamentos de mínima intervenção. No entanto, houve uma limitação no mascaramento total das manchas hipoplásicas mais profundas apenas com a resina composta. Conclui-se que, ao final dos tratamentos, houve uma melhora da aparência estética das lesões, demonstrando que associação das técnicas foi benéfica para a preservação de estrutura dental sadia.
Conclui-se que, ao final dos tratamentos, houve uma melhora da aparência estética das lesões, demonstrando que associação das técnicas foi benéfica para a preservação de estrutura dental sadia.
PE06 - Ensino
Universidade: FACULDADE DE ODONTOLOGIA DE BAURU - UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO
Apresentação:
11 de Junho / 10:30 às 10:40 / Sala 04
Paciente pós-tratamento com quimioterapia e radioterapia na região de cabeça e pescoço: uma realidade no manejo clínico odontológico
Jacomine JC*, Giacomini MC, Santos PSS, Honório HM, Wang L%>
Atualmente, o paciente oncológico (PO) submetido à quimioterapia e radioterapia na região de cabeça e pescoço (QRRCP) representa um grupo cada vez mais prevalente e com maior longevidade de vida. Porém, a falta de atualização profissional é uma limitação para proporcionar uma abordagem holística. Objetivos: Este estudo se propôs a mapear o conhecimento de graduandos de Odontologia sobre as principais características do PO submetido à QRRCP e seu manejo. Métodos: Um questionário eletrônico (N= 57) foi agrupado em 5 áreas: A- conteúdo na graduação; B- o efeito local/ sistêmico da QRRCP; C- características dentárias pós-tratamento; D- acompanhamento odontológico; E- tratamento dentário. Resultados: A- o tema não é ministrado em 52,63% dos cursos e 26,32% têm conhecimento nota 6; B- >60% dizem conhecer os efeitos, mas apenas 12,28% sabem apontar os principais; C- 54,39% não diferenciam lesão de cárie de radiação e possuem conhecimento intermediário sobre as particularidades dos substratos; D- >80% sabem a importância do acompanhamento odontológico precoce e seu objetivo; E- >64% são capazes de indicar dentifrício, escova e bochecho, mas só 36,84% conduziriam o melhor tratamento restaurador. o
Aliando maior suscetibilidade a condições que estimulam a disbiose da doença cárie às alterações provocadas pela QRRCP, Cariologia e Dentística exercem papel relevante para a formação de profissionais capacitados a garantir qualidade e longevidade ao tratamento com conduta multi/interdisciplinar, o que deve ser incluído no currículo de forma mais enfática e direcionada.
(Apoio: CAPES N° 001)
PE07 - Ensino
Universidade: ITPAC-Palmas
Apresentação:
11 de Junho / 11:10 às 11:20 / Sala 04
O uso de abordagem reflexiva para despertar o protagonismos dos acadêmicos em aulas práticas laboratoriais
Zeczkowski M*, Pereira YCL, Silva JB, Stefanelli KGS%>
Os acadêmicos atualmente apresentam grande dificuldade em compreenderem o protagonismo de sua formação, assim a utilização da metodologia ação, reflexão e ação pode auxiliar para despertar a autonomia dos estudantes no seu processo de ensino e aprendizagem. Desta forma este trabalho objetiva relatar a experiência do uso de uma abordagem reflexiva durante uma aula prática laboratorial de isolamento absoluto. Para o desenvolvimento da metodologia, foi ministrado previamente a aula teórica. Na aula prática o primeiro momento foi da ação, nesta etapa os alunos deveriam realizar o isolamento absoluto do manequim em simulador odontológico, sem os comandos e auxílio dos professores, nesta fase os docentes apenas observavam e fotografavam erros de execução. Para o momento da reflexão foi realizado uma apresentação das fotos contendo os principais erros de execução, estas foram projetadas e uma discussão reflexiva ocorreu entre acadêmicos e professores sobre os erros cometidos, como eles poderiam ser evitados e como a técnica poderia ser melhor executada. Após este momento a técnica do isolamento foi realizada novamente, porém com auxílio dos professores. A prática reflexiva proporcionou aos acadêmicos o despertar o quanto eles são sujeitos autônomos, proporcionando o conhecimento de si próprios, como sujeitos reflexivos e protagonistas em seus contextos.
O processo de reflexão constituiu como uma boa estratégia para garantir e incentivar trocas entre os acadêmicos, proporcionando um maior significado para o conhecimento do estudante.